Ninguém tem dúvidas que estamos na época da castanha. Aquela inocente semente que nos conforta a alma nos dias de outono onde o frio começa a aparecer. O cheiro que perfuma as ruas quando o assador de castanhas trabalha, é quase impossível de resistir. Podemos comprar e fazer em casa, sejam cozidas, assadas.. elas são perfeitas para o efeito. Um sabor aveludado e doce indescritíveis.


Há uns dias fiz uns pickles que irei explicar neste post obviamente, estava curioso para fazer pickles de alho francês e posso-vos dizer que ficaram fantásticos, o alho francês realmente é mesmo versátil. Um belo nome para o blog. Aproveitei e fiz também de couve flor e chalotas.

Os pickles fazem-se com base em proporção de ingredientes, 3 partes de um 2 partes de outro e 1 parte de outro. Existem pickles e existem pickles, há mais doces, menos doces, mas os 3 constituintes principais são a água, o vinagre e o açúcar e é nesta base que as variações acontecem. Os pickles mais nórdicos são caracterizados por serem mais adocicados e os nossos (mais Europa do Sul) são mais avinagrados. Daí ter falado em variações. No fundo 3 partes de água, para 2 de açúcar ou vinagre, para 1 de vinagre ou açúcar. Por exemplo 3 litros de água, para 2kilos de açúcar (2 litros de vinagre) para 1lt de vinagre (1kg de açúcar).

Tinha a ideia principal do prato, o confronto entre o doce e o ácido. Doce da castanha e o ácido do pickle.

PICKLES (pelo menos 24h antes de serem usados) :

1- Começo por cortar pequenas "arvorezinhas" da couve flor. Descasaco as chalotas, cortando-as ao meio no sentido longitudinal. Limpo e corto o alho francês. Reservo.
2- Numa panela coloco então a mistura dos 3 componentes do pickle. Mexo com umas varas.
3- Junto ao preparado sementes de mostarda, estrelas de anis e folhas de louro. Adiciono também um pouco de sal.  Aromatizam mais tornando o pickle mais rico.
4- Deixo ferver bem. Uns 10minutos para os sabores se misturarem todos.
5- Verto sobre as chalotas, couve flor e alho francês e coloco no frio.
6- Agora é só esperar pelo menos 24h.

PRATO:

1- Começo por fazer uns golpes nas castanhas para permitir uma confecção tranquila (sem rebentar).
2- Coloco água a aquecer com um pouco de sal e junto as castanhas. Deixo cozer.
3- Usei nesta receita o Tofu de Algas da Shambala. Faço uns paralelilípedos e tempero com uma mistura de vinagre balsâmico, açúcar mascavado, sal marinho, pimenta preta e limão. Pretendo que o tofu fique de acordo com o prato, doce e ácido ao mesmo tempo. Deixo marinar pelo menos uns 30minutos dentro do frigorifico. Já sabem que o tofu exige sempre uma boa marinada e tempo para a absorver. 
4- Numa frigideira com azeite bem quente coro o tofu em todos os lados. Reservo.
5- Para tornar o prato mais fresco ainda coloco duas ameixas pretas em água a cozer, com casca e tudo. Deixo cozer.
6- Depois de cozidas trituro tudo (retirando antes o caroço das mesmas) com o auxílio duma varinha mágica e temos o nosso molho. As que tinha não eram muito doces (mais ácidas) que ajudaram imenso no equilíbrio do prato. Não há maneira, cada vez que uso fruta nos meus pratos lembro me sempre da Grande Noélia.
7- Por esta altura as castanhas já estavam cozidas. Descasco as e reservo.
8- Para fazer o puré aqueci leite de aveia e juntei as castanhas já descascadas e limpas.
9- Trituro com a varinha mágica, tempero com sal, pimenta preta e um pouco de noz moscada. Resulta num puré tão mas tão aveludado, ia provando de 10 em 10 segundos. Uma leveza e sabor inexplicáveis.
10- Para dar uma textura extra ao prato salteio umas castanhas previamente cozidas em óleo de côco e tempero com sal e lâminas de alho sem pedúnculo. O aroma do côco vai "envolver" a castanha que fica crocante. Um regalo.
11- Emprato e coloco uns pinhões para dar um sabor a frutos secos ao prato. Rego com um bom azeite (Oliveira da Serra) e está pronto! 


Ingredientes para 3/4 pax:

- 1 Embalagem Tofu com Algas Shambala
- 200gr Castanhas
- 100ml Leite Aveia
- 2 Ameixas
- 1 dente Alho
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Sumo Limão
- q.b. Açúcar Mascavado
- q.b. Azeite
- q.b. Noz Moscada
- q.b. Óleo Côco
- q.b. Pinhões