Depois da visita ao "senhor dos morangos" aqui na Noruega, tinha de homenagear os morangos com pompa e circustância. Não queria algo óbvio, como ir para uma sobremesa que envolvesse morangos, não é que sejam más, pelo contrário, tenho umas sobremesas preparadas com morangos para vocês que irei lançar futuramente, mas queria usar os morangos no seu esplendor. A sua frescura, as suas propriedades, não queria nenhuma confecção. Queria algo RAW. Já vos disse que mais de 50% da nossa alimentação deveria ser com produtos crus? Um dia destes irei desenvolver.  




Aliando ao facto de estar na Noruega mas ser todos os dias bombardeado com fotos de praia, posts a falar no calor, nos 35º de Portugal decidi teleportar-me recriando um belo e fresco Gaspacho.


Eu desde petiz que passo férias em Boliqueime no Algarve, estou mais que habituado ao gaspacho algarvio, gaspacho com pedaços de tudo o que quisermos, cubos de pão, cubos de gelo, oregãos, azeite... tudo a que tenho direito. A frescura da água, com o sabor do azeite e dos oregãos... Como é que algo tão simples é tão bom? Nem vos sei responder.
Para mim o Gaspacho é português... Deixem lá os espanhóis com a paella e os bocadillos.
O gaspacho à espanhola é similar ao nosso com a diferença do deles ser triturado ficando a parecer um sumo de tomate com os toques do pimento vermelho


Decidi fazer um mix com o melhor dos 2.
Temos que admitir que um prato com pedaços de vegetais mergulhados em água não é dos pratos que fazem mais jus em termos estéticos. Será então um pouco de gaspacho andaluz e o nosso bem alentejano e algarvio.

Onde entra o morango, perguntam vocês! No lugar do tomate. O morango irá contrabalançar o prato e irá aveludar por completo o gaspacho. A vida é feita de equilíbrio e para equilibrar o "excesso" de morango irá entrar a melancia que a par do pepino irá contribuir como liquido base da sopa fria em vez da tradicional água do gaspacho algarvio.

Esta receita não irei explicar em texto mas sim em vídeo.
O primeiro vídeo duma receita do Alho Francês.
Se correr bem pode ser que venham mais vídeos. Espero que gostem!



A confecção é muito simples, é colocar todos os elementos num robot de cozinha e voilá.

Ingredientes para 3/4 pax:
- 10/12 Morangos
- 1/4 Melancia
- 1 Pepino médio
- 1 Pimento Vermelho
- 1 Cebola
- 1 dente Alho
- q.b. Azeite
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q,b. Orégãos
- q.b. Vinagre
- q.b. Vinagre Balsâmico