Continuamos nos petiscos, nesta altura em que o calor começa a apertar é quando apetece comer mas não apetece enfardar, os petiscos nestes casos acertam na mouche. Outro que poderá ser útil na altura do Euro ou para encontro de amigos.
É difícil quando estou a criar para o blog , penso sempre em algo com pompa e circunstância, penso em vos deixar surpreendidos, tento sempre afastar a simplicidade, do género " isto não serve para o blog " mas depois penso que as melhores coisas da vida são as simples.

Já o Leonardo da Vinci dizia " A simplicidade é o último degrau da sofisticação "




Hoje trago-vos mais uma vez uma receita muito simples com 3 ingredientes principais. Rapidez, pouca confecção que permite manter as características dos alimentos que ingerimos.
Numa das viagens a Sogndal (que é a maior cidade mais próxima do sitio onde me encontro) comprei numa loja marroquina/indiana/chinesa um Tofu "chinês", aquele tofu que me habituei a comer nos restaurantes chines, daí chamar-lhe chinês. Caracterizado por quase não ter textura de tão mole que é. Queria ver se o conseguia "domar".  Encontrei também estes quiabos e eu quando vejo quiabos simplesmente não resisto, sim... paguei-os a peso de ouro mas não estava à espera de os encontrar aqui na Noruega, não estava no meu horizonte. Estavam selados, constatei que eram um pouco mais pequenos, com uma cor mais escura, estava receoso de ficar desiludido mas tinha de tentar.

Eis uma sugestão bem rápida e saborosa.



  1. Começo, com o auxílio de uma faca bem afiada, fazer uns cubos de tofu.
  2. Numa frigideira bem quente coloco um fio de óleo de sésamo e junto os cubos de tofu, como ele é muito mole a ideia é criar uma crosta para ver se se aguenta. Tempero com um pouco de molho de soja e pimenta preta em pó. O molho de soja ajudará na cor.
  3. Deixo ficar bem dourado e junto os quiabos cortados e mexo bem. Eu gosto do quiabo assim bem aldente. Estes eram mais "rijos" e com tendência mais à fibra, característica que pessoalmente a mim não me incomoda mas é uma das razões para não serem amados, para além da goma.
  4. Quando o quiabo está quase no ponto junto a courgette cortada e deixo fritar bem. 
  5. Coloco piri-piri em pó e mais um pouco de molho de soja. 
  6. Retiro da frigideira para uma taça e na mesma frigideira coloco nozes macadamia e lâminas de alho sem pedúnculo e deixo fritar um pouco. Um elemento com textura crocante que irá contrastar na perfeição com o tofu e a courgette.
Importante quando se salteia elementos diferentes ter uma frigideira com um diâmetro grande para que todos os elementos com diferentes tempos de cozedura salteiem e não cozam. Em suma, quando se junta outro elemento haja espaço para ele entrar em contacto com a temperatura alta da frigideira.



Ingredientes para 3/4 pax:
- 250gr Tofu
- 150gr Quiabos
- 1 Courgette média
- q.b. Óleo Sesámo
- q.b. Molho Soja
- 1 dente Alho
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Piri-piri em pó MARGÃO
- q.b. Nozes Macadamia