O mundo está infelizmente a caminhar para o fim, a destruição que o ser humano impôs ao nosso planeta creio que será neste momento irreversível.
Resta  tentar minimizar o que já foi feito, tentar não contribuir para a sua destruição. Aproveitar a sua beleza, contemplar.
Antigamente tínhamos 4 estações bem distintas, cada uma com a sua beleza, com os seus encantos com as suas características, os miúdos na escola faziam composições sobre cada uma, elas eram respeitadas e admiradas. Hoje em dia as estações do ano estão todas misturadas, faz sol e calor em Janeiro, chove e faz frio de Verão, durante uma semana temos grandes diferenças de temperaturas e nunca sabemos bem o que vestir, o nosso país que sempre foi tão temperado está agora com um tempo totalmente misturado.
Também como as 4 estações quando era miúdo a pizza que mais gostava era a 4 estações...






Hoje em dia essa pizza também caiu em desuso. Talvez fosse a que mais gostasse por garantir que assim provava o mais possível de ingredientes, podia escolher qual a minha parte preferida, para no futuro não ter desilusões.
Esta pizza merece ser homenageada porque realmente era um marco antigamente.

Hoje trago-vos então uma pizza 4 estações caseira, com ingredientes simples, poucos condimentos, vegan e super saborosa. Não esquecer também que é muito fácil e rápida de fazer.

Massa:

  1. Começo pela massa, numa taça coloco a farinha, junto sal e o fermento mexo e vou juntando água morna lentamente, sempre a mexer. 
  2. Deito agora um fio de um BOM azeite e vou mexendo com a mão até a massa descolar da taça.
  3. Passo agora a massa para uma bancada polvilhada com farinha e amasso até ela deixar de estar elástica e que não cole toda aos dedos. 
  4. Estico com o auxilio dum rolo da massa até ficar com uma grossura média, gosto de uma pizza consistente, não muito fina. Estico-a até ficar com a forma circular.
Molho Tomate:
Existem mil molhos para pizza, é a vontade do freguês, quem o queira fazer, quem o compre e use, quem o compre e altere. Eu obviamente que o fiz de raiz mas quem quiser poderá comprar uma boa polpa de tomate e acrescentar mais sabor.
  1. Numa panela com azeite bem quente coloco cebola picada e deixo alourar.
  2. Junto tomate aos cubos pequenos sem casca e sementes para acelerar a confecção. 
  3. Adiciono alho sem pedúnculo.
  4. Junto vinho branco e deixo reduzir um pouco. Deito um pouco de polpa de tomate mais para dar a cor vermelha.
  5. Tempero com sal, pimenta, tabasco verde e oregãos.  Deixo cozer bem.
  6. Com o auxilio duma varinha mágica trituro tudo.
  7. Rectifico temperos.
Gosto de um molho de pizza já forte para depois não ter que adicionar qualquer tempero ao recheio!

  1. Depois é só com o auxílio de uma concha ou de uma colher "pintar" a pizza com o molho de tomate.
  2.  A técnica que penso que seja mais correcta é por uma concha no meio e ir rodando a concha espalhando uniformemente o molho. A ideia é temperar a pizza e não encharcá-la. Resultará numa pizza mais crocante e menos "ensopada". 
  3. Coloco o queijo vegan por cima (poderão usar mozarella ralada para quem não for vegan). Agora é muito fácil encontrar queijo vegan.
  4. Depois é só montar a gosto a pizza usando sempre ingredientes frescos e saborosos.
  5. Um quarto de espargos, alho francês e tomate, outro de cogumelos e pimento vermelho, outro de bróculos e tomate e por fim um de beringela e cebola roxa. Os jalapenos (que sou um fã incondicional foram espalhados por toda a pizza, uma pizza com jalapenos fica muito mais divertida, "olha trinquei um aahahah ")
  6. Depois levo ao forno durante uns 20 minutos a 180º e uns 5 no grill para dar aquele toque de cor que é indispensável a comidas de forno. 
Quanto melhor os ingredientes melhor o produto final.

Ingredientes para 2 pax:

Massa:
- 250gr Farinha 
- 150ml Água
- q.b. Sal 
- 1 colher chá Fermento
- q.b. Azeite
- q.b. Farinha para polvilhar

Molho Tomate:
- 1 Cebola Branca
- 3 Tomates Médios
- 100ml Polpa Tomate
- 1 dente Alho
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta
- q.b. Tabasco Verde
- q.b. Orégãos Secos

- 200gr Queijo Mozarella Vegan

Recheio:
- q.b. Cogumelos Marron
- q.b. Bróculos
- q.b. Pimento Vermelho
- q.b. Cebola Roxa
- q.b. Espargos
- q.b. Jalapenos
- q.b. Beringela
- q.b. Tomate Cherry
- q.b. Alho Francês