Já que aqui estou neste paraíso onde tudo à tua volta parece um quadro ao horizonte decidi criar aproveitando o que a “terra” me dá por aqui. Abunda a maçã, os mirtilos, as alfaces, estou morto por provar as alfaces aqui dum amigo meu. Vou colhê-las em breve.  Irão aparecer agora bastantes posts com base na Noruega e todos sem bacalhau :p


Cada vez mais tenho usado fruta nos meus cozinhados. Mesmo a nível da comida que como em casa tenho tentado sempre conjugar a fruta, da frescura e vivacidade que oferece aos pratos, para não falar do doce aveludado que transfere.
Como referi anteriormente aqui na Noruega o que abunda em termos do que sai da terra são as maçãs. Incrível como elas conseguem aguentar todo este frio. Há imensos pomares, vais na estrada e vês as linhas e linhas de macieiras, são uns viciados em cidras caseiras. Onde estou até têm uma Cider House https://www.visitnorway.com/listings/the-cider-house/5269/ em que se pode acompanhar a produção, experimentar vários tipos, conhecer mais de perto.  Irei visita-la em breve e fazer umas receitas aqui para o blog baseadas e inspiradas na cidra, em breve.
Nota-se que a maçã é crucial no dia-a-dia e pelos vistos na diversão também. De maneira que decidi homenagear a maçã. 
Andava também há muito tempo para fazer aqui para o blog uma Beringela Recheada, para quem me pediu aqui está então decidi junta-las. O que poderia fazer com ambas?



  1. Começo por picar uma cebola e coloca-la numa panela ao lume com o azeite bem quente. Deixo alourar um pouco.
  2. Junto depois ao preparado pequenos cubos de maçã. A ideia é a maçã desfazer-se e alastrar-se. 
  3. Adiciono depois a soja granulada que irá “sugar” todos os líquidos na panela, com a adição da maçã resultou num libertar de “sumo”, sumo esse que a soja irá absorver e tornar-se deliciosa. 
  4. Coloco um pouco de molho inglês.
  5. Tempero com sal, pimenta e piri-piri em pó. É sempre delicioso o contraste do doce com o picante.
  6. Adiciono água e deixo cozer bem. A soja continua a absorver e fica assim bem apurado.
  7. Corto a beringela ao meio no sentido longitudinal da mesma, depois retiro o interior com o auxilio duma colher, picando o depois o mais pequeno possível para adicionar ao preparado e dar-lhe mais consistência. Como está cortada fina, coze rapidamente e integra-se logo no preparado.
  8. Recheio a beringela, que não deve ser deixada muito tempo ao contacto com o ar senão escurece e para quem não gosta daquela “ponta” de amargo, coloca de baixo de água enquanto prepara tudo, assim retira o amargo e mantém na clarinha (obrigado Cláudia). Eu pessoalmente gosto do toque da beringela.
  9. Numa panela pequena à parte coloco pedaços pequenos de maçã para cozerem mais depressa, um pouco de água, mel e gotas de sumo de limão. Deixo cozer. Junto depois um pouco de piri-piri em pó e bato com a varinha mágica até ficar com a consistência de um puré. Reservo. 
  10. Levo ao forno a 180º durante uns 20 minutos para permitir a cozedura da beringela visto o preparado já estar confeccionado. O liquido do recheio ajuda a cozer a beringela por dentro.
  11. Para tornar o prato mais interessante quase no final da confecção da beringela no forno coloco umas lascas bem finas de maçã com um pouco de spray de vinagre balsâmico para lhe dar um bom contraste em termos de sabor e uma certa cor.
  12. Numa frigideira com azeite bem quente coloco pequenos cubos de maçã, um toque de mel e lâminas de alho sem pedúnculo.
  13. Depois é só montar o prato a gosto.

Ingredientes para 3/4 pax:
- 2 Beringelas médias
- 300gr Soja Granulada Fina
- 2 Maçãs
- 1 Cebola média
- 1 dente Alho
- q.b. Azeite
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Piri-piri em pó MARGÃO
- q.b. Molho Inglês
- q.b. Mel
- q.b. Limão
- q.b. Vinagre Balsâmico

Uma receita rápida, saborosa e divertida. Para miúdos e graúdos.