Cada vez mais as sobremesas têm de se adaptar ao mundo actual, deixar de lado o "peso" que sempre tiveram, a overdose de açúcar, manteiga, óleos e por aí.
Responder positivamente e com qualidade às nossas pretensões. Por aqui, já admiti, para colocar uma sobremesa no Alho Francês ela têm de ter um toque verde e por verde quero dizer, com menos açúcares, com menos teor calórica, menos peso, no fundo mais saudável. A gula não se consegue combater logo altera-se o conteúdo!




Quando apanhei os limões da sogra, verdadeiros, cheirosos e sumarentos era impossível não haver inspiração. Não há nada como cheirar, tocar, sentir para dar jus ao produto em si.
Onde é que eu uso limão? Ou melhor, onde é que não uso limão, é sem dúvida dos meus aromas favoritos.  Optei por uma tarte de limão, pensando na tarte de limão merengada, uma delicia que adoro, o sabor do limão, com a leveza das claras... Baba!

Haviam 2 desafios grandes, a consistência e textura da massa quebrada evitando o ovo e a manteiga e o recheio da tarte em si.

A vida sem dificuldades não tem piada nenhuma!

  1. O procedimento nesta massa quebrada é o mesmo, amolecer a margarina juntando a à farinha e ir adicionando aos poucos a água até ficar uma massa homogénea. Depois coloca-se no frigorífico durante uns 30 minutos para poder ser trabalhada sem partir.
  2. Enquanto a massa está no frio começo a tratar do recheio, nunca esquecer a organização.
  3. O recheio é muito simples, basta juntar todos os componentes a frio e levamos ao lume até engrossar.
  4. Após a massa quebrada ter estado no frio, com o auxilio dum rolo da massa estico até ter a grossura de meio centimetro e coloco numa tarteira de ir ao forno. Com um garfo faço uns furos para a massa "respirar", coloco uma folha de aluminio e feijão seco em cima para a massa não crescer e ficar "direita".
  5. Coloco no forno a 180ºC durante uns 30min até ficar cozida. Deixo arrefecer um pouco.
  6. Por esta altura o recheio já está mais morno e a tarte também, é nesta altura que verto o recheio em cima da tarte e deixo arrefecer. O mais dificil foi não colocar o dedo... Como disse em cima, não se consegue combater a gula.
  7. Para a tornar ainda melhor e compensar a falta do merengue, bato umas natas de côco com um pouco de açúcar mais raspas de limão e acompanho com uma generosa colher por fatia, em cima ou ao lado, como preferirem. 

Ingredientes para 1 Tarte:

Massa quebrada:
- 125 gr Farinha Trigo
- 30gr Margarina Vegetal
- 60ml Água (aproxidamente)

Recheio:
- 0,5Lt Leite Aveia
- 4 Colheres Sopa Açúcar Mascavado
- 1 Colher sobremesa Agar Agar
- 2 Limões (Raspa e Sumo)
- 2 Colheres Sopa Maizena