Pois é, hoje trago-vos um post muito mas muito simples mas que no entanto não perde a sua beleza. Trago-vos um mix de chips, chips não são só de batata, se bem que neste momento a batata doce está na berra, chips de batata doce aqui, chips de batata doce ali. 
Por chips subentende-se algo crocante, que parte e faz barulho ao partir-se em mil pedaços. 

No entanto é um corte da cozinha clássica, um corte fino de batata.  Têm muito importância em muitos pratos, devido ao acrescentar duma textura diferente, a dar altura a pratos, a dar cor... Um infinito de hipóteses. Este post foi pensado como uma maneira divertida de comer vegetais, a acompanhar uma cerveja, a ver a novela, a ver o futebol, é tão bom ter algo para trincar, até as crianças vão gostar.


Na compra dos vegetais ter atenção ao formato de cada um dos ingredientes para proporcionar chips parecidas em termos de tamanho e aspecto para maior harmonia no prato. Resulta bem!


  1. Para nem falar da facilidade desta confecção que como referi poderão usar de mil maneiras possíveis.
  2. É só ter uma mandolina (para quem não tiver, com uma faca afiada)  e fazer rodelas finas de cada ingrediente. Eu usei nesta receita cenoura, beterraba, cherovia (pastinaca), batata, batata doce e mandioca. Todos os ingredientes foram muito bem lavados e foram feitas as lâminas com casca.
  3. As lâminas de cada ingrediente tem de ser finas para serem cozinhadas rapidamente e "crocarem" bem.
  4. O óleo interessa que esteja bem quente para que os elementos não estejam na fritura muito tempo e que criem automaticamente uma crosta e que mantenham o mais possível as suas propriedades (textura e sabor).
  5. O único cuidado a ter na fritura é a cor dos vegetais, fazer primeiro os de cor clara, deixar a cenoura e principalmente a beterraba para o fim.
  6. Após a fritura passar por papel absorvente e colocar sal fino ou flor de sal por cima. O sal para além de temperar deixando-as mais "divertidas" ajuda na secagem e consequente textura crocante das nossas lâminas.


Ingredientes quase para um sem fim de chips:

1 Cenoura
1 Beterraba
1 Mandioca
1 Batata
1 Batata Doce
1 Cherovia

Um aperitivo, uma guarnição muito divertida e saborosa.
Para quem queira evitar os fritos poderá fazer na Actifry (eu tenho uma Tefal mas creio existirem já outras marcas) que frita sem óleo, resultado poderá não ser tão crocante mas ficará igualmente interessante. Toca a partilhar!