Trago-vos aqui a receita para o fim-de-semana mais cor de rosa de sempre.
O dia dos namorados, e  há algo mais romântico que um casal partilhar comida? Fiz um tofu a pensar no São Valentim.
A inspiração, encontrei-a nas beterrabas do Sr Esteves, o dono e produtor da Quinta onde se vai desenrolar o 1º Workshop Alho Francês e Olhó Cabaz, onde a paz e tranquilidade reina. Onde se ouvem os passarinhos, e se sente o cheiro a terra molhada, onde se colhe directamente da terra os produtos para o almoço, o mundo real como antigamente.

  1. Esta receita precisa de preparação prévia, um dia antes cortei o Tofu em pedaços ao estilo de paralelepípedos.
  2. Numa panela coloquei a beterraba a cozer em água e um pouco de sal, a água vai ficar toda tingida de cor de rosa, guardo também a água. 
  3. Quando a beterraba está cozida retiro a casca e trituro num robot de cozinha com um pouco de caldo da cozedura, até ficar uma papa quase homogénea. Passo por um passador não muito fino porque também me interessa ter a polpa da beterraba. Coloco o tofu num recipiente com tampa, e dentro coloco sumo e polpa da beterraba juntamente com o sumo de 2/3 laranjas. 
  4. Tempero com um pouco de sal e pimenta e coloco no frigorifico para o dia seguinte.
****
  1. Comecei por cozer a Ervilha Torta, água a ferver, um pouco de sal, retirar quando estiver al-dente para uma taça de água com gelo. Reservei. 
  2. Demolhei pão do dia anterior, pão que o Hugo Nascimento (o Alho Francês mais espigado) me arranjou, de um padeiro verdadeiro, aquele pão típico alentejano. 
  3. A água onde o demolho coloco coentros, com rama e tudo (onde está o sabor) e uns dentes de alho com casca esmagados, tudo o que se possa usar em vez de água pura... Concentração de sabor!
  4. Numa panela com azeite bem quente coloco a ervilha torta e espargos cortados finamente. 
  5. Deixo fritar um pouco, adiciono o pão molhado e deixo reduzir. A ideia é fazer uma açorda bem suculenta, não deixo a água toda evaporar. Adiciono um alho picado sem pedúnculo, polvilho com coentros picados, reservo.
****
  1. Numa frigideira com azeite bem quente coloco os pedaços de tofu e deixo simplesmente corar. O tofu quando mergulhado nos citrinos, a taxa de acidez ajuda a "confeccionar" os alimentos. Poderei explicar o processo mais tarde. O facto é que para quem está habituado a trabalhar com o tofu constatará que a consistência dele está totalmente diferente. Deixo ficar com uma cor bem dourada e retiro. 
  2. Para unir tudo é preciso o molho, nada melhor que usar a marinada onde o tofu esteve mergulhado. Colocamos na mesma frigideira e deixamos reduzir, a água evapora e fica com mais consistência de molho, ficando adocicado e ácido.
  3. Servir e partilhar, o tofu e o amor. 

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr Tofu
2 Beterrabas
2 Laranjas
8 Espargos
20 Ervilhas Torta
1/2 Pão Caseiro de Cabeça do dia anterior
q.b. Coentros
q.b. Alho 
q.b. Azeite
q.b. Sal
q.b. Pimenta