Recordo-me perfeitamente da primeira vez que provei pastinaca, que também se pode chamar de cherovia
Comi chips de pastinaca e adorei,  normalmente não aceito muito bem o sabor anisado, não sou fã de sabores mentolados mas este estava bastante equilibrado e aceitável.
Cherovia tem o formato similar a uma cenoura só que mais clara e com sabor mais intenso. Curiosidade é que a pastinaca é muito mais nutritiva do que a cenoura, era o principal legume utilizado como acompanhamento e sopas alguns séculos antes de a batata surgir na Europa.


Características nutricionais por cada 100 g

Glúcidos: 19 g
55 kcal, 230 kJ
Fósforo: 360 mg
Fibra: 2g
Ferro: 0,7 mg
Sódio: 12 mg
Potássio: 541 mg
Vitamina A: 30,0 UI
Tiamina: 0,08 mg
Riboflavina: 0,09 mg
Niacina: 0,2 mg
Vitamina C: 16 mg

Via Wikipédia.

A pastinaca pode ser muito bem um substituto da batata em várias receitas do nosso dia a dia,  nesta altura em que muitas pessoas tentam evitar a batata bla bla bla, hidratos e poucos nutrientes, este é um excelente substituto.
Como é algo não muito conhecido pela população no geral decidi "começar" por uma receita muito simples que quase toda a gente costuma fazer em casa, puré de batata mas com um twist da pastinaca, como tem um sabor um pouco intenso e mentolado a batata vai adocicar, mas não impede que façam um puré apenas de pastinaca, se gostarem do sabor aconselho vivamente fazer sem a mistura!
  1. Comecei por descascar batatas e cherovias. Coloquei a cozer em água com um pouco de leite de amêndoa e sal, o leite de amêndoa irá suavizar sempre, tornar mais cremoso. Quando tudo estiver cozido, retiro da água e reservo.
  2. Para acompanhar o puré nada melhor que um seitan grelhado, marinado previamente. Grelhar o seitan e reservar a marinada.
  3. Para terminar o puré colocar num robot a batata e a pastinaca cozida. Adicionar um pouco de leite de amêndoa para facilitar o trabalho do robot. Temperar com sal, pimenta e um pouco de noz-moscada. Fica delicioso, a cremosidade e doçura da batata com o contraste anisado da pastinaca.
  4. Para o molho do seitan aquecer numa frigideira bem quente a marinada que irá reduzir e ficar com consistência de molho.
  5. Para dar um contraste em termos de textura adicionei caju. Fantástico, um prato equilibradíssimo.

Ingredientes para 2/3 pax:
2 Batatas Cozer Médias
2 Pastinacas
q.b. Leite Amêndoa
4 Fatias Seitan Provida
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz Moscada q.b.
Cajus q.b.

Marinada
1 alho triturado
4 c/sopa Azeite
2 c/sopa Vinagre
1 c/sopa Mel
1 c/sopa Molho de Soja
1 c/sobremesa Pimentão doce em pó
1 c/sobremesa Mostarda
1 c/chá Sal
Pimenta q.b.