Estamos na época da ervilha torta, adoro! A textura, o sabor forte... Para além do facto que são muito nutritivas, ricas em vitaminas e minerais além de uma grande fonte de fibra.
Têm uma variedade enorme de utilizações mas a que vos trago hoje é uma maneira muito gulosa e divertida de ser consumida, então para a pequenada, vão delirar.
A tempera, muito conhecida por causa dos japoneses (que se diz que foram introduzidos no Japão por portugueses) que são mestres na sua confecção. A cozinha portuguesa tem também um prato muito parecido que são os peixinhos-da-horta, já feitos aqui no blog. Uma boa tempura exige vegetais muito bem cozidos, uma crosta fina e crocante e um belo molho. Vamos lá.

  1. Começo por arranjar a erviha torta. Como podem ver no vídeo aqui
  2. Numa panela com água a ferver, coloco um pouco de sal grosso e a ervilha torta. Até ficar al-dente. Pouco tempo de cozedura para perder o mínimo de propriedade / nutrientes possíveis e para ficar com uma boa textura. É fulcral, após a cozedura colocar os vegetais dentro de água com gelo. Isto dará um choque térmico ao alimento, irá fazer com que pare de cozer imediatamente e mantenha aquele verde apaixonante. Inclusive pode-se colocar um pouco de bicarbonato de sódio na água a ferver para ajudar manter a cor verde. Reservo a ervilha torta.
  3. Numa taça de plástico coloco um ovo, farinha e água GELADA (para que haja um contraste forte quando entra na frigideira) . Mexo com umas varas, tempero com sal e pimenta, isto será a polme. Ficará bem fina, normalmente a nossa do peixinho da horta é mais consistente. Esta será muito menos espessa que resultará numa fina camada e crocante da ervilha torta. A tempura precisa de óleo muito bem quente, não é preciso muito óleo já que a ervilha torta vai acabar por flutuar, é uma fritura muito rápida.
  4. Mergulho a ervilha torta na polme  e coloco com cuidado no frigideira.
  5. Mal ganha cor, como o vegetal já está confeccionado, vira-se e posteriormente retira-se.
  6. Após estarem fritas a ervilha torta deve ser posta numa grelha e não numa travessa com papel para absorver o óleo. O excesso de óleo escorre e ela fica crocante. Importante também que mal esteja pronta é para ser consumida. Todos para a mesa já!
Só falta mesmo uma coisa o MOLHO. O Santo Graal da receita, não é o molho original da tempura,  decidi fazer algo bastante consensual dos seus vizinhos chineses, o famoso Agridoce presente em qualquer restaurante, aqui em casa toda a gente adora, mas também não impede que seja consumido com outros tipos de molho, já se fez com molho de Iogurte, ou Maionese de Alho e fica igualmente saboroso.
  1. A receita é facílima. Basta juntar tudo e levar ao lume brando.
  2. Juntei vinagre, ketchup, açúcar, sal, maisena e molho de soja. Levo ao lume até começar a engrossar e ficar com aquela textura cremosa, aveludada.
  3. Depois é só mergulhar no molho e deliciarmo-nos. Cuidado com a temperatura!!! Quente e Agridoce.
Ingredientes para 2/3 pax:
(esta é daquelas receitas ingratas de dar as quantidades, tanto a polme como o molho são feitos a olho porque envolve a consistência, qualquer dúvida estou aqui para vocês. A polme fica assim para o líquido e vai sempre sobrar, só se fizerem vegetais para um batalhão e o molho depende sempre da sede para com o mesmo, ahaha )

20 Ervilhas Tortas
1 Ovo
300gr Farinha
500ml Água Gelada
q.b. Sal
q.b. Pimenta
20ml Vinagre
30gr Açúcar
30gr Ketchup
20gr Maisena
10ml Molho Soja