Beterraba, continuamos na senda dos produtos mal-amados ou pouco conhecidos. 
Ou se ama ou se odeia, é um pouco daqueles produtos de extremos, tem um sabor característico a terra que não agrada a todos, mas há maneiras de a cozinha que disfarçam esse sabor.
Além disso é um ingrediente que devia ser mais presente na nossa alimentação, é muito rico em ferro, vitaminas e minerais.
É mais usada em saladas ou pickles, em sobremesas devido ao seu açúcar natural (sacarose). É muito versátil, confesso que beterraba ralada, não é propriamente uma paixão minha, o sabor forte a terra, mesmo com o tempero duma salada não me atrai muito, por isso venho vos apresentar hoje uma sugestão que até para os que ignoram ou odeiam a beterraba vão adorar, risotto de beterraba.
Esta sugestão advém da colaboração de aqui em diante com o OLHÓ CABAZ uma empresa de cabaz personalizados com os sabores e os valores de antigamente. Se moras na margem sul e não conheces não esperes mais e faz a primeira encomenda. Todas as semanas uma sugestão com o ingrediente da semana. 

Um dos posts que teve maior interação com o publico do Blog e do Facebook foi o Risotto de Abóbora. 
Confesso que, até para mim, foi um dos que mais me apaixonou e me orgulho, escolhi risotto porquê? 
Porque não conheço ninguém que não goste nem nunca ouvi falar de tal, verdade?

  1. Comecei por cozer a beterraba em água com um toque de vinagre que ajudará a manter a cor linda e ira contrabalançar o "doce" da beterraba. Afinal a vida é feita de contrastes. Também poderá ser assada envolta em papel de alumínio. Depois de cozida reservo. Tanto a beterraba como a água da cozedura.
  2. O processo de confecção do risotto é o mesmo do de abóbora (ver aqui). Neste caso o que muda é o caldo da beterraba. Caldo que resulta da passagem da beterraba pelo blender / robot de cozinha com um pouco da água da cozedura. Irá  ficar uma papa com pequenos "grumos". Basta passarmos por um passador não muito fino. Isto porque queremos o liquido mas também queremos pedacinhos de beterraba que ajudarão no sabor mas também na consistência do risotto.
  3. O risotto irá ficar adocicado mas com o toque do vinagre vai ficar Top.
  4. Para guarnecer o risotto cortei pequenos cubos de tofu e salteei em azeite bem quente para ficarem com a crosta dourada e bem crocantes. Lascas de parmesão e pickle de beterraba caseiros.

De comer e rapar o tacho!