É incrível como a nossa infância nos modela. Odiava batata doce, tentei-me lembrar porquê e a razão era tão simples.
Quando era miudo eles (os meus pais e avós) comiam a batata cozida e depois de tirarem a pela ficava aquele "película" roxa... Blherk, nem me imaginava a comer aquilo.
Hoje, curiosamente é das coisas que gosto mais, em chips, purés, patés, assada, grelhada... Simplesmente adoro.

O sabor característico, absorve delicadamente cada condimento que colocamos mas nunca, nunca perde a identidade, além disso é muito mais rica em nutrientes do que a batata normal.
Hoje trago-vos uma receita muito simples onde as luzes da ribalta incidem na docinha.

  1. Para começar, lavo 2 batatas doces médias, salpico com sal e levo ao forno pre-aquecido a 180º. Aproximadamente 30/40min derivando do tamanho da batata. Quando a batata estiver amolecida (na parte maior) está boa. Retiro e deixo arrefecer. 
  2. Numa frigideira coro um bom bocado de tofu (normalmente gosto de fazer da forma quadrada para depois ser fatiado). Corar significa colocar numa frigideira com azeite bem quente e corar todos os lados. Coloco um pouco de molho inglês para aromatizar e molho de soja para temperar. Ajuda muito também na coloração do tofu. Para não queimar e dar-lhe um sabor mais fresco coloco um pouco de vinho branco, fica vibrante. 
  3. Voltando à batata, descasco e esmago para uma panela a aquecer ligeiramente. A ideia é retirar o máximo de água possível. Quando a batata já está quente e mais "puré" adiciono um pouco de leite de côco que lhe vai dar aquele toque frutado, suave e rico. Para espicaçar coloco um pouco de pó de caril que vai unir e disparar os 3 sabores. Rectifico com sal e pimenta. Isto fica com uma textura esmagada, não totalmente puré e passado. 
  4. Para tornar ainda a refeição mais fresca e frutada coro uns gomos de pêra na frigideira em azeite quente. Adiciono um pouco de mel. Quando a pera está dourada adiciono tiras de alho sem o pedunculo e retiro logo depois. É preciso muito cuidado com o alho. Como está fino queima muito depressa. A ideia é apenas aromatizar e cortar o doce da pêra. 
  5. Para empratar coloco uma boa dose de puré, corto umas tiras de tofu, coloco a pêra caramelizada e Voilá... uma receita simples, rica, fresca e acima de tudo deliciosa! 

Ingredientes para 2/3 Pax:
2 Batatas Doce Médias
100ml Leite de Côco
1 Colher sobremesa Caril em Pó
200gr Tofu PROVIDA
q.b. Molho Inglês HEINZ
q.b. Molho Soja HEINZ
q.b. Vinho Branco de Mesa
1/2 Pêra Rocha
q.b. Sal
q.b. Pimenta
q.b. Azeite