Cheguei recentemente aos trinta, mas já entrei no mundo da cozinha há muitos anos, actualmente trabalho no que adoro fazer, sou cozinheiro.
Daqueles que primam pela origem, pelos sabores, pelo acto e simplicidade de cozinhar com as técnicas do antigamente juntando algumas inovações do presente.
Sou um apaixonado pela gastronomia pura e dura portuguesa, mas houve um momento por meados de 2014 que me fez mudar a minha alimentação e maneira de pensar sobre os alimentos.

Por acaso tenho bastantes amigos vegetarianos e vegans, aprendi a cozinhar alguns produtos com eles e ganhei o gosto à coisa, comer vegetariano era comum pelo menos duas a três vezes por semana.
Num desses dias de 2014 um deles partilhou uma publicação do conhecido apresentador da TV Portuguesa, João Manzarra, em que explicava o porquê de se tornar vegan.
Levou-me então a ter curiosidade mais a fundo sobre o tópico que pareceu muito divagado.
Os meus amigos eu já sabia as razões, que no geral são em defesa dos animais. Mas desconhecia totalmente a outra parte, não só é o sofrimento dos animais, é o nosso próprio planeta, toda a sociedade e o ecosistema, bom resumindo, vi o documentário Cowspiracy que ele recomendou e mexeu comigo, com a minha consciência, e levou-me a mudar "radicalmente" os meus hábitos alimentares, em nome da minha saúde e da defesa do ambiente.

Não pretendo aqui ser ingénuo e querer salvar o mundo, sou apenas um em sete biliões de pessoas e pelas últimas estatísticas só cerca de 1 a 2% da população é vegetariana.
Mas quero ter a certeza que faço a minha parte, cuidando de mim e do planeta, ainda para mais com o acesso à informação que existe nos dias de hoje só não sabe quem não quiser pesquisar, se nos preocupamos com a poluição, separar o lixo, gastar pouca água, andar de transportes em vez de carro, porquê que não nos preocupamos com o que ingerimos? Nós somos o que comemos.

Porque simplesmente não imaginamos a imensidão que isto é, eu próprio só tive noção depois de ver o documentário e outras investigações sobre o assunto, se ainda não o viram recomendo, ainda para mais agora a dieta vegetariana é recomendada pela ONU.

Faço isto por mim, pelos animais, pelo planeta, nunca com o sentimento de radicalidade mas na ambição de ser mais saudável, tanto fisicamente como mentalmente.
No trabalho continuo a trabalhar com carne, peixe e derivados, faz parte da profissão, ainda como por vezes quando não tenho outra opção.

Como amante da comida portuguesa gosto de experimentar alternativas vegetarianas aos famosos pratos portugueses, mas também gosto de pratos internacionais, de fusão ou simplesmente inventados ali na hora, que por norma até são os melhores, espontaneamente deliciosos.
O meu grande objectivo é preencher a evidente lacuna que se encontra nos restaurantes ou na própria noção da maioria das pessoas, que comida vegetariana não tem sabor, é intragável...
Infelizmente em grande parte dos casos as primeiras experiências vegetarianas foram assim, por falta de dedicação ou conhecimento dos ingredientes talvez, mas uma coisa é certa, o sabor fica sempre para segundo plano.
O meu objectivo?  Fazer-vos salivar pelos meus pratos vegetarianos!

Porquê Alho Francês?
Porque é dos alimentos mais versáteis que existe, pelo menos na minha opinião. Como de quase todas as maneiras. Daqui em diante vão perceber o potencial do alho porro!

Follow my blog with Bloglovin