Couve flor. A "irmã" mais clara do bróculo. Quando pensamos em couve flor, a primeira coisa que vem à cabeça são os pickles, muitas pessoas só a comem dessa maneira. Se tiver mesmo que ser ao menos que seja um pickle caseiro.
Não é uma opção que eu repudio, de todo, mas andam a perder uma menina que tem uma suavidade, uma textura, um sabor muito requintado, inigualável.

Com o aproximar do tempo frio pensei logo numa sopa, mais em concreto num creme, sopas são boas mas cremes, simplesmente não têm comparação.
A receita de hoje em jeito de homenagem é um creme com a couve flor como protagonista. Cremosidade, conforto, calor e cor, mas voltando ao pickle decidi incluir uma espécie de pickle feito na hora para embelezar e enriquecer o prato.


Para começar, numa panela alta coloco uma dose generosa de manteiga ou azeite se quiserem optar por algo mais saudável. A manteiga obviamente transmite um sabor mais "pesado" e compensa imenso na consistência aveludada. Hoje em dia com tanta oferta não é difícil optar.
Adiciono cebola branca cortada grosseiramente, não interessa o corte porque depois irá ser tudo triturado, deixo refogar um pouco.
Coloco um pouco de leite de aveia, ou leite de vaca se preferirem, para ficar mais suave.
Junto a couve flor previamente limpa, sem as couves e sem as partes mais grossas do talo, uso só a "parte nobre". Reservo uma "pequena árvore" para decorar mais tarde.
Tempero com sal e pimenta, adiciono água quente (para acelerar a confecção) até cobrir tudo, deixo a couve flor cozer bem. Não necessita de ficar puré mas tem de ficar mesmo bem cozida para a consistência ficar perfeita, suave estilo veludo.
Quando a couve flor estiver cozida, retiro um pouco de água da cozedura, isto porque se a quantidade de água for muito superior à quantidade da couve flor o creme irá ficar demasiado aquoso e com a água de parte se for necessário adicionar temos, o contrário é que já é mais difícil de corrigir.
Trituro com a varinha mágica até ficar com a consistência desejada, rectifico temperos, gosto de balançar a doçura da couve flor com um pouco de pimenta preta moída no momento para equilibrar o sabor, afinal a cozinha é feita de equilíbrio.
Aquele bocado de couve crua que guardei anteriormente corto fatias o mais finas possíveis.
Descasco um bocado de gengibre, para descascar a melhor técnica é raspar com uma colher de sobremesa, o desperdício é muito reduzido, corto uns cubos pequeninos. Numa frigideira com azeite bem quente coloco a couve flor e os cubos de gengibre.
Tempero com um pouco de sal e pimenta preta, coloco um boa dose de vinagre de sidra na frigideira para terminar e dar-lhe a acidez do pickle.
Dum lado temos a doçura da couve flor do outro temos o picante do gengibre e a acidez do vinagre, para dar ainda um toque mais aromático adiciono azeite de coentros. Para o fazer levo azeite a aquecer, coloco alho, quando o alho começar a borbulhar retiro do fogão, adiciono coentros frescos e trituro com a varinha mágica.

Uma simples e óptima sugestão para estes primeiros dias de frio reais. Conforta!

Ingredientes para 3/4 pax
3 Couves flor médias
2 Cebolas médias
1 chávena de leite
1 colher de sopa gengibre picado
q.b. Azeite / Manteiga
q.b. Água
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Vinagre